Quando a febre não baixa

Febre_.jpg

Apesar de nos deixar desconfortáveis, a febre é um mecanismo de defesa do corpo que funciona a nosso favor.

O aumento da temperatura é a forma que o organismo tem de criar condições desfavoráveis aos vírus e bactérias que nos provocam infecções - o que significa que é o resultado de uma luta interna entre os “bons e os maus da fita”.

Quando a febre é relativamente baixa ou dura pouco tempo, normalmente não é motivo de preocupação. Mas se ultrapassar os 38º numa criança ou os 40º num adulto ou se durar mais que 48h é preciso ter alguma atenção.

A maior parte das pessoas usa medicamentos para baixar a febre pelo desconforto ela traz, como arrepios e dores no corpo. Mas nem sempre os medicamentos são a melhor solução, quer pelos efeitos secundários, quer pela resistência do organismo.

Nesse casos há um truque da medicina chinesa bastante eficaz para diminuir a temperatura do corpo - colocar gelo no umbigo ou abaixo da 7ª vértebra cervical (a que fica mais saliente na base do pescoço). Nas crianças basta usar água fria - elas são bastante mais sensíveis.

Para dizer a verdade, não é das técnicas mais simpáticas - especialmente quando já estamos com frio - mas é extremamente eficaz para baixar a febre. Experimente-a da próxima vez que o termómetro subir e veja os resutados!

Filipa Ribeiro