Amamentação e medicina chinesa

Amamentação.jpg

A amamentação é a forma natural de alimentar o seu bebé. Mas nem sempre é a mais simples.

O leite materno tem tudo o que o seu bebé precisa, está sempre à temperatura certa e não requer biberões esterilizados. Mas muitas vezes, o desejo de amamentar não se concretiza, quer pela dificuldade na subida do leite, quer pela sua qualidade.

A boa notícia é que a medicina chinesa pode ajudar!

A gravidez e o parto são extremamente exigentes para a energia e sangue da mãe, que por sua vez vão afectar a produção de leite. Por esta razão, os cuidados pós-parto devem ser redobrados - o que nem sempre acontece com a chegada de um bebé!

Então como podem as mães contribuir para que o leite seja o melhor possível?

Descanso - um recém-nascido vem alterar todas as rotinas, especialmente as de sono. Aproveite para descansar sempre que for possível (o conselho para dormir quando o bebé dorme não podia ser mais acertado) porque quanto mais fraco está o seu organismo, mais difícil lhe é produzir leite. E não queira fazer tudo sozinha - aceite ajuda!

Alimentação - se aquilo que comemos faz toda a diferença numa altura normal, no período pós-parto é ainda mais importante! Nesta fase é essencial ajudar o organismo a recuperar a energia e o sangue com alimentos mornos e cheios de nutrientes como caldos (de ossos, cogumelos, alho ou gengibre), ovos, frango, bacalhau com pele, feijão preto, beterraba, cerejas e uvas. Evite ao máximo alimentos frios e crus - bloqueiam a circulação.

Hidratação - a base para o leite é a água, por isso não se esqueça de a beber, especialmente depois de amamentar! E se beber água morna ou chá, tanto melhor.

Estimulação de pontos de acupunctura - existem pontos no nosso corpo capazes de ajudar nesta fase, como o 17 do Vaso de Concepção (no centro do peito, no espaço entre a quarta e a quinta costela, entre os seios), o 21 da Vesícula Biliar (no ponto mais alto do músculo trapézio, entre o ombro e o pescoço) e o 18 do Estômago (entre a quinta e a sexta costela, onde o seio termina, directamente abaixo do mamilo). Massage estes pontos várias vezes ao dia durante alguns minutos para estimular a subida e a produção de leite e para evitar mastites.  

Acupunctura - se há altura em que uma mulher precisa de reequilibrar a sua energia é depois de dar à luz. A acupunctura, em conjunto com a massagem, a fitoterapia e a dietética chinesa ajudam a recuperar o organismo para se manter saudável.

Não se esqueça que para cuidar do seu bebé, precisa de cuidar de si também - mesmo que opte por não amamentar!
 

Filipa Ribeiro