O segredo chinês para não engordar

Chá.jpg

O Natal está aí à porta e, com ele, todos os almoços e jantares que servem de (boa) desculpa para estarmos com quem mais gostamos - e que acabam por fazer subir o ponteiro da balança!

O bom senso diz para não exagerarmos na comida - especialmente nos doces - e para fazermos algum exercício para gastar as calorias extra das festas. Mas os chineses têm um truque que os ajuda a manter a linha, não só no Natal, mas durante todo o ano - beber chá quente.

O chá, ou melhor, a água quente, está em harmonia com o nosso corpo, que costuma rondar os 37°, o que significa que nos ajuda a fazer a digestão, ao contrário das bebidas geladas que costumamos beber no ocidente. Não é à toa que vemos o chá no menu de restaurantes chineses e japoneses!

Se imaginarmos o estômago como uma panela e o processo de digestão como o lume, percebemos que ao juntar água fria vamos abrandar a cozedura, o que vai exigir mais tempo e mais lume para cozinhar os alimentos - isto é, vamos precisar de mais energia para fazer a digestão. E ao gastar esta energia com frequência vamos enfraquecer o sistema digestivo, que por sua vez deixa de metabolizar os alimentos da melhor forma e faz com que o peso se comece a acumular.

A água quente por si só ajuda a fazer a digestão - especialmente de alimentos crus ou gordurosos - mas se lhe juntarmos o chá certo, podemos evitar o excesso de peso. O chá verde é o mais conhecido - e o mais consumido pelos chineses - para este efeito, mas o chá vermelho (Pu-erh) também é uma boa opção.

Por isso, se não quer engordar nesta altura, troque as bebidas frias por chá. E coma com moderação, claro!

Filipa Ribeiro