Prevenir gripes e constipações

gripes_e_constipacoes.jpg

Para a medicina chinesa as gripes e as constipações são provocadas por dois elementos em simultâneo – sistema imunitário enfraquecido e invasão de um ou mais factores patogénicos externos.

Mas vamos por partes. O sistema defensivo do corpo – ou sistema imunitário – é a principal barreira contra os agentes patogénicos externos e quando cuidamos bem do organismo este sistema faz o seu trabalho e não chegamos a adoecer. Mas quando não nos alimentamos correctamente, não dormimos o suficiente e estamos num estado de stress constante o sistema imunitário enfraquece e deixa de cumprir a sua função de defesa – e então adoecemos.

Os agentes patogénicos externos não são mais que o frio, o calor, o vento, a humidade e a secura e só se tornam patogénicos quando penetram no organismo devido à falta de defesas. Normalmente estes factores associam-se entre si e dão origem a síndromes como vento-frio ou humidade-calor. Nesta altura é bastante comum a associação vento-frio-humidade que provoca os sintomas da gripe e da constipação – arrepios, tosse, nariz entupido, dor de garganta, rigidez cervical, dor no corpo e mais tarde febre – quando o frio se transforma em calor.

Assim, para se prevenir de gripes e constipações neste Inverno, experimente:
- Fazer uma alimentação equilibrada com alimentos naturais, locais e da época, de preferência cozinhados;
- Dormir 7h a 8h por noite;
- Praticar exercício físico moderado;
- Usar roupa quente e cachecóis para se proteger do frio, em especial no pescoço, onde ficam os pontos chamados porta do vento, que, como o nome indica, é por onde o vento tem tendência para entrar no organismo;
- Fazer acupunctura e tomar fitoterapia para fortalecer o sistema imunitário.

Caso os sintomas já se tenham instalado comece por tomar chá de gengibre com mel e limão logo nos primeiros dias e marque a sua consulta de medicina chinesa para recuperar mais rapidamente.

Filipa Ribeiro