Dias de festa

natal.jpg

O Natal e o Passagem de Ano são sinónimo de festa, família, amigos… e comida, muita comida. E se há altura para relaxar um pouco a alimentação, é esta. Não falo obviamente dos jantares que começam a 1 Dezembro e terminam a 6 de Janeiro, mas das vésperas e dia de Natal e Ano Novo (e 2 ou 3 dias depois, vá, que há sempre comida a mais).

A não ser que haja um motivo de saúde grave, na minha opinião não vale a pena passar esta época a fazer um esforço sobre-humano a tentar não tocar nos doces só para não engordar. É um desperdício de energia e de boa disposição. Também não é preciso comer até rebentar ou comer algumas coisas que até nem gostamos assim tanto só porque estão ali em cima da mesa. Como em tudo na vida, o equilíbrio é fundamental!

Então assim vamos sempre engordar qualquer coisa, certo? Provavelmente sim. Mas a nossa saúde é aquilo que fazemos todos os dias, não aquilo que fazemos de vez em quando. Portanto em Janeiro, se voltar à sua alimentação saudável, o estrago não é significativo. A expressão “guardar para dias de festa” refere-se a isso mesmo – deixar os disparates para dias destes.

Aproveite o Natal, com tudo aquilo que representa – família, partilha e espírito solidário.

Feliz Natal!
 

Filipa Ribeiro