Dieta ou alimentação saudável?

Dieta.png

As dietas não funcionam – não a longo prazo. Porquê? Por várias razões.

Para começar, uma dieta (e aqui refiro-me às dietas de emagrecimento) tem normalmente um prazo, o que quer dizer que a dada altura vai terminar. E quanto mais restritiva é a dieta, maior é a tendência para o disparate quando ela termina. Isto acontece porque quando nos habituamos a fazer um certo tipo de alimentação e de repente a alteramos, o corpo entra em privação e pede-nos aquilo a que estava acostumado. Algumas pessoas podem até habituar-se, mas a grande maioria dos mortais não resiste a voltar a comer as coisas de que gosta. E assim vai a dieta por água abaixo.

Por outro lado, ao submeter o corpo a uma redução drástica de calorias, o mecanismo de sobrevivência entra em acção porque interpreta a dieta como um período de fome e faz-nos agarrar com toda a força ao pouco que comemos e especialmente àquilo que voltamos a ingerir quando a dieta termina. Isto era particularmente útil aos nossos antepassados que não tinham a quantidade (nem a qualidade) de alimentos que temos agora, mas nos dias de hoje pode funcionar contra os nossos objectivos. E assim se volta a ganhar o peso de volta (e mais um bocadinho).

Por último, não nos podemos esquecer do efeito psicológico de uma dieta. A expressão “não posso” é das coisas mais poderosas que existe. Não nos deixa pensar noutra coisa senão em comida. Especialmente aquela que não se pode comer. Se eu disser para não pensar num elefante às riscas azuis, em que é que está a pensar? Num elefante às riscas azuis, pois claro! E assim se sabota uma dieta, a desejar constantemente alguma coisa que “não se pode” comer.

O corpo não é apenas um elemento físico que temos que alimentar para viver. As emoções têm um papel fundamental no nosso equilíbrio e o que muitas pessoas fazem sem se aperceber é usar a comida como forma de preenchimento emocional. Muito porque somos educados de pequeninos que se nos portarmos bem podemos comer um gelado ou se estivermos tristes um chocolate vai-nos animar. Outras vezes porque estamos cansados e precisamos de um pico de energia, leia-se de um café e/ou de um bolo, para continuar o dia.

E é por isto que as dietas não funcionam. Pelo menos a longo prazo. Porque somos seres complexos. Então qual é a solução? Fazer uma alimentação saudável, sem grandes restrições e sem prazos para começar e acabar. Fazer uma alimentação saudável sempre, com alguns desvios ocasionais e sem grandes culpas. Adoptar a postura “mais do bom, menos do mau”. E resolver as emoções a conversar, a mudar o foco e a fazer actividades agradáveis, não a comer.
 

Imagem | Marisa Martins Fotografia

Filipa Ribeiro