Cuidar dos cuidadores

Cuidadores.jpg

Pais que cuidam de crianças, filhos que cuidam de pais idosos, terapeutas, médicos e enfermeiros que cuidam de doentes - todos eles precisam de alguém que cuide deles.

Porquê? Porque a tarefa de cuidador é especialmente exigente, quer a nível físico, quer a nível emocional. Porque exige que se esteja sempre disponível, independentemente da hora, do nível de cansaço ou do estado de saúde. E porque quem se dedica a cuidar dos outros também merece que cuidem de si.

Mas a verdade é que os cuidadores se deixam ficar para último e acabam por negligenciar a sua própria saúde e bem-estar. E ao fim de algum tempo começam a aparecer dores musculares, insónias, enxaquecas, palpitações, falhas de memória, irritabilidade, cansaço, alterações de apetite, e por consequência, de peso.

A medicina chinesa tem excelentes técnicas para ajudar a manter os níveis de energia, saúde e bem-estar com acupuntura, massagem, fitoterapia, auriculoterapia e aconselhamento alimentar. Além disso é importante encontrar pequenas bolhas de oxigénio para carregar baterias e manter a sanidade mental, como por exemplo, sair com amigos, ir ao cinema, dar um mergulho no mar, ler um livro, passear na natureza ou meditar.

Filipa Ribeiro