Respeitar as estações

Inverno.jpg

Durante o Inverno as pessoas referem muitas vezes que não têm vontade de fazer grande coisa e que o trabalho lhes rende menos. E dizem isto com ar de desânimo, como se alguma coisa de errado se passasse com elas.

Mas o Inverno é precisamente a estação em que a Natureza nos pede para abrandar. As árvores perdem as folhas para conservar energia, os animais recolhem-se mais ou chegam mesmo a hibernar e tudo ganha um ritmo mais lento - inclusivamente nós.

E apesar de nem sempre podermos respeitar este convite como seria desejável, podemos alterar alguns hábitos de forma a manter o organismo saudável durante o Inverno:

  • Ir mais cedo para a cama - além de ser muito mais agradável ficar no quentinho do edredon, o organismo pede-nos para descansarmos mais;
  • Manter o corpo quente - nesta época é especialmente importante manter o pescoço, as costas e o peito quentes, de modo a não adoecermos. Nas mulheres, a zona abdominal e lombar também não devem apanhar frio, para bem da saúde reprodutiva;
  • Adaptar a alimentação - nesta altura sabem-nos melhor os alimentos cozinhados e quentes. Não é à toa, é porque o organismo precisa de conservar energia (que os alimentos crus exigem na digestão) e de se manter aquecido;
  • Beber água - para a medicina chinesa, o Inverno é a estação do rim e da bexiga, que estão associados ao elemento água. Prefira a água quente (chás e infusões) ou à temperatura ambiente e fuja da água (ou qualquer outra bebida) gelada!

No entanto, se sentir que a sua energia anda mais em baixo que o normal e que estas alterações não são o suficiente, consulte um terapeuta de medicina chinesa - o seu organismo pode estar a precisar de ajuda para recuperar.


 

Filipa Ribeiro