Dores invejosas

Dor.jpg

Com a chegada do Outono são muito comuns casos de dores que aparecem de repente, como torcicolos ou lombalgias, devido ao frio e ao vento que se começam a fazer sentir - especialmente de manhã e ao final do dia - que têm a capacidade de bloquear os músculos.

Mas aquilo que achamos que é uma dor repentina, normalmente é um acumular lento de tensão muscular - uma combinação de postura e esforços repetidos - que a dada altura resulta numa contratura muscular intensa quando apanhamos frio e/ou vento.

Estas contraturas são muitas vezes incapacitantes porque interferem com a mobilidade, com o bem-estar e com a capacidade de fazermos as tarefas normais do dia a dia.

E, apesar da dor aparecer apenas de um lado, a tendência é que o lado contrário comece também a ter problemas - são as tais dores invejosas.

Isto acontece porque, ao sentir dor de um lado, o organismo corrige automaticamente a postura para aliviar a zona afetada - o que sobrecarrega o lado contrário.

A solução para tratar estas dores passa por descontrair os músculos com calor (almofada de sementes para microondas, saco de água quente ou banho de imersão) e aplicar um emplastro ou pomada anti inflamatória no local da contratura durante alguns dias.

Em casos mais complicados é aconselhável fazer também alguns tratamentos de acupuntura, eletroestimulação, massagem e ventosas (marcações aqui).

Imagem | Marisa Martins Fotografia

Filipa Ribeiro