A alternativa à substituição hormonal

Menopausa.jpg

A menopausa marca o fim do período fértil da mulher, seja ela natural ou cirúrgica. E, tal como na menstruação, há quem nem dê por ela e há quem sofra bastante.

Entre os sintomas mais comuns estão os afrontamentos, a irritabilidade, a insónia, a secura da pele e das mucosas e a diminuição do desejo sexual.

A medicina convencional olha para a menopausa de um ponto de vista mais hormonal, daí sugerir a sua substituição para controlar estes sintomas.

Mas nem todas as mulheres encaram com leveza esta alternativa pelo facto de haver estudos que associam esta terapia a outros problemas de saúde. E são estas mulheres que acham muitas vezes que não têm outra alternativa senão aguentar o desconforto. Mas têm!

À luz da medicina chinesa, na altura da menopausa há uma diminuição do yin (o lado frio), que deixa de ter força para controlar o yang (o lado quente), o que por sua vez provoca os sintomas típicos de excesso de calor no organismo.

A terapêutica da medicina chinesa passa assim por tonificar o yin através da acupuntura, da fitoterapia e da dietoterapia para que o organismo volte a um estado de equilíbrio e bem-estar natural.

A menopausa, tal como a menstruação, não tem que ser complicada! Marque a sua consulta aqui e livre-se dos sintomas desagradáveis.

Filipa Ribeiro