Onde está o cálcio?

Calcio.jpg

O cálcio é um mineral essencial para o corpo humano, utilizado não só para a formação dos ossos e dentes, mas também para uma série de funções dos sistemas nervoso, muscular e circulatório.

No entanto o nosso organismo não o consegue produzir, o que quer dizer que temos que obtê-lo através da alimentação.

E quando pensamos em alimentos ricos em cálcio, pensamos naturalmente em… laticínios. Mas o leite e os seus derivados estão longe de ser a melhor escolha, especialmente por serem de origem animal.

Isto porque o leite da vaca tem todos os nutrientes equilibrados para um bezerro, não para um humano e muito menos um adulto. Daí haver tantas pessoas com problemas com os laticínios - não é adequado para o nosso sistema digestivo.

Para além disso os produtos lácteos contribuem para a formação de muco, o que os torna especialmente contra-indicados naquilo a que a medicina chinesa chama de padrões de humidade-mucosidade, como no caso de rinite, sinusite, constipação, gripe, artrite, celulite, acne ou herpes.

Então onde é que podemos ir buscar o cálcio que é tão importante para nós? Há uma série de alimentos ricos neste mineral que podemos - e devemos - incluir na nossa alimentação sem que seja preciso recorrer ao leite. Aqui ficam alguns exemplos:

Vegetais - algas, brócolos, espinafres, agriões, couves
Sementes, cereais e leguminosas - chia, sésamo, linhaça, quinoa, aveia, grão, feijão
Peixe - sardinha, salmão, bacalhau
Fruta e frutos secos - figo, laranja, amêndoa, noz, avelã

Apesar de sabermos a importância de uma alimentação variada, nem sempre passamos à prática, mas a verdade é que quanto mais variarmos, mais hipóteses temos de ingerir todos os nutrientes que nos fazem falta e nos deixam saudáveis.
 

Filipa Ribeiro