O que diz a sua língua?

Língua.jpg

A língua diz muito mais do que pensamos – diz quais são os problemas de saúde que temos ou que podemos vir a ter.

Numa primeira consulta a reacção é de surpresa e alguma timidez quando pedimos aos pacientes que nos mostrem a língua – afinal sempre nos disseram que era falta de educação! Mas como já expliquei aqui, o diagnóstico na medicina chinesa usa métodos diferentes dos da medicina convencional. Não se baseia em exames e análises, mas sim na observação da língua, na palpação do pulso e num questionário exaustivo sobre sinais, sintomas e estilo de vida.

Então o que se vê na língua ao certo? Cada órgão corresponde a uma zona específica da língua e os sinais como a cor, forma, estabilidade, inclinação, presença ou ausência de capa, cor da capa, grau de humidade ou secura, marcas dos dentes, presença de rachas ou pontos vermelhos, cor, comprimento e largura das veias sub-linguais dão-nos indicação não só dos órgãos afectados, mas do tipo de desequilíbrio presente.

Apesar de os alimentos influenciarem momentaneamente o estado da língua – que fica vermelha quando comemos picante ou com uma capa branca depois de um iogurte – os sinais são normalmente um indicativo do estado do nosso corpo. Muitas vezes a língua confirma os sintomas de que nos queixamos, mas também há casos em que os sinais que vemos ainda não correspondem a uma manifestação, o que significa que podemos prevenir os problemas mais complicados.

Assim, uma língua vermelha, seca, com rachas e sem capa indica calor e secura e pode fazer-se acompanhar de sintomas como sede, boca seca, vista seca, urina escassa, sensação de calor, palpitações, insónia afrontamentos, secura das mucosas e da pele. Já uma língua pálida, inchada, marcada pelos dentes e com capa espessa branca indica falta de qi (energia) e acumulação de líquidos orgânicos ou humidade-mucosidade, o que se pode traduzir em cansaço, edema, digestões difíceis, sonolência, sensação de cabeça vazia, aumento de peso, má circulação e transpiração espontânea. Por sua vez, uma língua arroxeada com pontos roxos ou vermelhos e veias sub-linguais aumentadas indica estagnação e anda normalmente a par de stress, irritabilidade, dor de cabeça, sensação de aperto no peito ou nas costelas e rigidez muscular.

Já olhou para a sua língua? O que diz?
 

Filipa Ribeiro