O mito do leite

Leite.jpg

Ouvimos, desde pequeninos, que o leite é o melhor alimento que existe. Mas será mesmo verdade?

O ser humano é o único mamífero que ingere leite além do período de amamentação. É-nos ensinado na escola que o leite (geralmente o de vaca) é o alimento com mais cálcio e que o devemos consumir todos os dias para que os ossos e os dentes fiquem fortes. Mais tarde, especialmente para as mulheres, é frisada a importância do leite no combate à osteoporose. Mas é preciso ter em conta que o leite é biologicamente desenhado para as crias da própria espécie, tal como o leite da mãe é adequado para o seu bebé, o que faz com que o leite da vaca, da cabra ou da ovelha não seja 100% adequado ao consumo humano. Prova disso é o número cada vez maior de pessoas com intolerância à lactose. E, como tem sido afirmado em estudos recentes, a medicação dada aos animais para que cresçam mais depressa e produzam mais leite inibem a absorção de cálcio do organismo.

Para além de tudo isto, o leite tem uma característica muito importante - estimula a produção de muco. E para quem sofre de asma, rinite alérgica, sinusite, constipação, catarro, celulite, acne, quistos ou mesmo tumores, o consumo de leite só contribui para agravar o problema.

Então quais são as alternativas? A mais conhecida é o leite de soja, embora não seja a melhor, uma vez que, em excesso, também contribui para a produção de muco. Mas o leque é cada vez maior e entre os leites de amêndoa (o meu preferido), arroz (desaconselhado para quem tem obstipação), aveia, côco ou millet, já não podemos dizer que não há nada que substitua o leite a que sempre fomos habituados!

E quanto ao cálcio? Ao contrário daquilo que muitas pessoas pensam o cálcio está presente em variadíssimos alimentos além do leite, como por exemplo, nos vegetais de folha verde, nos frutos secos, nas sementes de chia, de linhaça ou de sésamo, nas leguminosas, nas algas, no marisco, no peixe e na fruta.

Ainda acha que o leite é a sua melhor opção?

 

Imagem | Marisa Martins Fotografia

Filipa Ribeiro