Irritabilidade na primavera

Irritabilidade.jpg

Na medicina chinesa cada estação do ano está ligada a um sistema de órgãos e às suas funções. Neste caso, a primavera é a altura do ano em que o fígado e a vesícula biliar são o centro das atenções.

E o que é que isto implica? Irritabilidade, problemas nos olhos e dores de cabeça, se o organismo estiver desequilibrado.

A emoção do fígado e da vesícula biliar é a raiva - daí a expressão “maus fígados”. Num quadro de excesso, pode haver agressividade, ressentimento, rigidez, arrogância e obstinação, enquanto que num quadro de deficiência há tendência para timidez, indecisão, humildade, falta de convicção e resignação. E, ao contrário do que se possa pensar, não é só a tristeza que leva à depressão, a raiva não expressa também pode ter o mesmo efeito!

Os órgãos dos sentidos deste sistema são os olhos e todos os problemas que lhes digam respeito, como vermelhidão, secura, comichão, sensibilidade à luz ou falta de visão tendem a aparecer ou piorar nesta altura.

O fígado e a vesícula biliar controlam os tendões, o que pode resultar em tendinites e falta de flexibilidade e controlam também as unhas, que podem ficar mais frágeis ou com uma coloração diferente na primavera.

Outra das funções deste sistema é promover a circulação, quer de energia, quer de sangue e quando a circulação não se faz convenientemente, ocorre estagnação, o que resulta em dores (de cabeça, dos músculos e tendões ou menstruais).

O que podemos então fazer para prevenir ou tratar todos estes problemas?

  • Acupuntura - equilibra o organismo, promove a circulação de energia e de sangue, regula as emoções e alivia a dor
  • Exercício físico - aumenta a circulação e trabalha os tendões
  • Alimentos de cor verde e sabor ácido - em quantidades moderadas tonificam o fígado e a vesícula biliar

Pronta para cuidar de si esta primavera? Marque a sua avaliação de acupuntura aqui!

Filipa Ribeiro