Desejos pré-menstruais

Chocolate.jpg

Toda a gente sabe (até mesmo os homens) que há alguns dias durante o ciclo menstrual em que as mulheres ficam mais sensíveis, irritadiças e com desejos por determinados alimentos (normalmente chocolates).

Mas o que muita gente não sabe é que estes sintomas não só não são mito, como são explicados pela medicina chinesa!

Não são apenas as flutuações hormonais caraterísticas desta altura que explicam todas estas alterações, mas também os principais órgãos envolvidos e as suas relações com as emoções e os sabores.

À luz da medicina chinesa, há três órgãos que estão mais ligados à menstruação - o baço, o fígado e o rim.

O baço é o responsável pela produção de sangue e está ligado à preocupação/depressão e ao sabor doce. O fígado armazena o sangue, controla a circulação de energia e tem uma relação estreita com a irritabilidade/mudanças bruscas de humor e com o sabor ácido. Já o rim comanda todos os outros órgãos (especialmente os reprodutores) e está ligado ao medo e ao sabor salgado.

Assim, não é de admirar que durante os dias que precedem a menstruação ou nos dias de fluxo o nosso humor e os desejos por determinados alimentos mudem.

E isto acontece porque, devido ao estilo de vida e à alimentação, estamos muitas vezes em desequilíbrio energético e, numa altura de tantas alterações no organismo como é a fase menstrual, é ainda mais evidente.

O que pode então fazer para se sentir melhor nestes dias?

  • Para tonificar o baço faça caminhadas na natureza ou jardinagem e coma alimentos amarelos/cor de laranja e doces (abóbora, batata-doce, cenoura, papaia, pêssego, manga, mel, arroz, vitela, salmão).
  • Para tonificar o fígado faça exercício suave e coma alimentos verdes e ácidos (agrião, espinafres, brócolos, couve, citrinos, ananás, truta).
  • Para tonificar o rim descanse mais e coma alimentos pretos e salgados (amora, mirtilo, uva, sésamo, miso, polvo, camarão).
  • Para equilibrar todo o organismo faça acupuntura e massagens.
  • E porque a alma às vezes também precisa, coma um bocadinho de chocolate!
     
Filipa Ribeiro