Como funciona a acupunctura?

Acupuntura.jpg

Apesar de não ser a única técnica de tratamento da medicina chinesa, a acupunctura é com toda a certeza a mais popular, pelo menos para nós, ocidentais. Mas muitas pessoas ainda se questionam como é que uma simples agulha pode tratar o que quer que seja e os menos aventureiros preferem tomar uns comprimidos para resolver o problema.

A diferença começa, em primeiro lugar, na filosofia. A medicina chinesa trata cada ser humano como um todo e trabalha com a energia do organismo. E quando se fala de energia, não é nenhum conceito transcendental new age no qual só algumas pessoas acreditam. É a energia que mantém as células vivas e todo o corpo a funcionar - tão simples quanto isso. E tal como o sangue corre nas veias, a energia circula nos meridianos, onde se encontram os pontos de acupunctura. Cada ponto tem várias acções, quer de acordo com o meridiano que está ligado a um determinado órgão, quer com o local específico onde se encontra, o que quer dizer que um ponto no pé pode tratar problemas de fígado e/ou dor localizada no pé propriamente dito.

Então e quem tem medo de agulhas? Também pode fazer acupunctura. A referência que todos temos são as agulhas das injecções ou as de tirar sangue, mas na verdade as que se usam neste tratamento são bastante mais finas e são praticamente indolores. Além disso, quando feita por profissionais competentes, a acupunctura não tem efeitos secundários, como a maioria dos medicamentos.

Já se atreveu a experimentar?
 

Imagem | Marisa Martins Fotografia

Filipa Ribeiro