A sua saúde começa consigo

Prevenção.jpg

Somos levadas a acreditar que a nossa própria saúde não nos diz respeito. Achamos que a única coisa ao nosso alcance é marcar uma consulta no médico e que a partir daí é com ele. Mas não é bem assim.

No Oriente há um conceito fundamental que aqui parece ser esquecido - a prevenção.

O corpo humano tende sempre para a saúde e, se o ajudarmos, raramente adoecemos. O problema é que nos esquecemos muitas vezes de o ajudar e pior, ainda o sobrecarregamos.  E depois vamos ao médico para que nos trate.

Mas o corpo não é como um carro que deixamos ao cuidado do mecânico para ser arranjado. O nosso corpo é da nossa responsabilidade e cabe-nos a nós cuidar dele para que se mantenha saudável.

O corpo faz a sua parte ao criar células novas todos os dias, ao regenerar feridas, ao defender-se de microorganismos externos e ao manter todos os órgãos a funcionar independentemente da nossa consciência. E nós só temos que fazer a nossa parte com uma alimentação adequada, exercício físico, descanso suficiente e tratamentos preventivos.

Há um ditado chinês que diz que devemos começar a cavar o poço antes de termos sede. Com o corpo funciona da mesma forma - devemos cuidar da saúde antes de ficarmos doentes. Até porque quanto melhor for a prevenção, menor é a probabilidade de adoecermos.

E, na eventualidade de ficarmos doentes, recorrer a um médico não significa pôr a nossa saúde inteiramente nas mãos dele. Porque não é o médico que nos trata - ele só nos dá as ferramentas para que o corpo se cure a si próprio. Isto significa que a responsabilidade do tratamento também é nossa!

Então, se pensa que só deve fazer massagem ou acupunctura quando os problemas de saúde aparecem, pense melhor. Ajude o seu corpo e aposte na prevenção para se manter saudável.

Imagem: Marisa Martins Fotografia

Filipa Ribeiro